As vantagens do tratamento de canal em sessão única
- Redação
- 25 de jan. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 14 de abr. de 2020

O tratamento do canal é um dos principais motivos pelos quais os pacientes procuram os dentistas. Porém, felizmente, com o avanço da tecnologia e dos procedimentos, agora este tratamento pode ser feito em um único dia. Então, confira o que é o tratamento do canal, como ele é feito e quais são as vantagens de fazê-lo em uma única sessão.
O que é o tratamento de canal?
Também conhecido como endodontia, este tratamento consiste na retirada da polpa do dente, um tecido que fica na parte interna do mesmo. Assim, é possível alcançar a raiz do dente.
A parte removida, geralmente, está danificada, infeccionada ou até mesmo morta, e o espaço restante deve ser totalmente limpo e preparado para ser preenchido novamente. Logo, é feita a vedação do canal.
Mais uma vez, a tecnologia e a evolução dos tratamentos dentários ajudam os pacientes. Enquanto era comum que estes dentes fossem apenas arrancados, atualmente é possível até mesmo salvá-los ou realizar o procedimento em um único dia.
Como é feito o tratamento?
No modelo tradicional, o tratamento é feito em múltiplas sessões. Primeiramente, é feita uma abertura no dente, de acordo com a sua posição. Em seguida, é feita a remoção da polpa danificada e o espaço é preparado para o preenchimento.
Quando era necessário fazer mais de uma visita, era colocada uma restauração temporária para proteger o dente no intervalo entre as visitas. Na próxima, esta proteção é removida e substituída por um material em forma de cone, inserido nos canais.
Então, na etapa final, é colocada uma coroa sobre o dente para garantir o seu formato e aparência natural.
Quais as vantagens do tratamento em uma única sessão?
A principal vantagem do tratamento em uma única sessão tem a ver com o seu objetivo. É óbvio que é feito o preenchimento do canal, mas o propósito do tratamento é controlar a infecção que surge por conta do problema no dente.
Portanto, a maior vantagem do tratamento único é eliminar o risco de contaminação que iria possivelmente agravar essa infecção. Ela é possível, mesmo com o medicamento colocado entre as sessões.
Por isso, fazer a obturação do canal acaba sendo uma consequência da busca por eliminar o problema da infecção, que acaba sendo o objetivo maior.
Contudo, essa não é a única vantagem. Existem diversos benefícios secundários que fazem com que esse modelo de tratamento seja bem positivo para o paciente. Evidentemente, esse modelo é mais rápido e prático, fazendo com que os resultados sejam imediatos e o problema resolvido mais rapidamente.
Além disso, isso significa submeter-se apenas a uma anestesia, com apenas um processo de recuperação, que pode ser incômodo.
Apesar de os motivos serem muito positivos, existem certos casos em que esse modelo de tratamento não é recomendado. A cirurgia única acaba sendo um pouco longa, bem mais do que normal.
Por isso, pacientes que apresentem dores na coluna ou problemas na ATM e DTM podem ter problemas com o tratamento, pela dificuldade em manter a posição e a boca aberta por muito tempo. Certos tratamentos também podem ser complexos demais para resolver em apenas uma sessão.
Logo, é fundamental a consulta com dentistas de qualidade, que irão determinar o melhor caminho para o tratamento. Portanto, se você precisar de um tratamento de canal, entre em contato com o Prof. Dr. Paulo Cesar Azevedo pelo WhatsApp.
referência: https://clinicasodontominas.com.br
Yorumlar